terça-feira, 30 de setembro de 2008

Não basta transportar e distribuir. Precisamos pensar logisticamente!

A cada ano que passa aumenta o número de pequenas empresas, preocupadas com o aumento do custo do transporte e distribuição de seus produtos. Está cada vez mais difícil manter um caminhão ou qualquer outro meio de transporte devido a seu alto custo de manutenção e de sua ociosidade, tendo em vista que quase sempre não dispomos do melhor transporte para movimentar nossos produtos a um custo reduzido. Para a pequena empresa é proibitivo a compra de vários meios de transportes (caminhões, caminhonetes, pickups, etc.) de taras diferentes, mas o que fazer?
Cada vez mais essas empresas recorrem ao uso de transportes externos (terceirização), com o intuito de reduzir o custo do transporte e distribuição, ou seja, para se manter competitiva. Essas empresas, muitas vezes não avaliam de forma correta o custo total deste serviço, ou seja, acabam permitindo que empresas concorrentes, mais atentas às necessidades de mercado e aos conceitos logísticos coloquem seus produtos aos seus clientes com menor custo e no menor tempo.Vamos comentar um pouco mais sobre terceirização de serviços de logística. A terceirização é um meio de a empresa obter de forma rápida a competência que precisa e que não possui. É mais fácil, rápido e prático contratar empresas especializadas em serviços logísticos do que tentar e errar e continuar tentando e errando para aprender a entregar produtos dentro do prazo a um mínimo custo. Hoje, há no mercado várias empresas de terceirização de serviços logísticos denominadas de operadores logísticos que proporcionam não apenas o transporte, mas a utilização de toda infra-estrutura, de sistemas, de recursos humanos, de tecnologia, possibilitando dessa forma a redução de custos para a empresa contratante e estão presentes em todas as regiões do país.Portanto, na maioria das vezes, o emprego ou o contrato com terceiros deixa sua empresa livre para fazer o que melhor faz, ou seja, produzir.
A seguir, cito algumas preocupações para as empresas que pretendem terceirizar os serviços de logística:
- Preocupe-se com o resultado da performance do serviço prestado, isto inclui a confiabilidade na entrega, registro de ocorrências, sistemas de informação em tempo real, utilização de códigos de barras para melhorar exatidão de estoque e documentação, uso de sistema de transporte confiável, condições do equipamento, flexibilidade e compromisso para excelência no serviço.
- Não basta apenas contratar um terceiro, confiando que ele ira prestar um bom serviço, é preciso ficar atento aos detalhes e colocar tudo no contrato.
- Não contratar seus serviços de transporte negociando cada acordo de forma individual pelo menor custo, almeje contratos de longo prazo.
- Não entre em confronto com seu prestador de serviço, é preferível identificar as oportunidades de negócios que agreguem valor e beneficiem ambas as partes.
Lembre-se que o desempenho prestado pela empresa de transporte é de vital importância para mensuração da satisfação de seu cliente, ou seja, se o contratado causar uma parada de produção por atraso na entrega, a responsabilidade continuará sendo de sua empresa.

Autoria: Júlio Tadeu AlencarConsultor - Sebrae-SP

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